top of page
  • Foto do escritorvivavidafotografia

10 problemas na amamentação e como resolvê-los

Não há dúvidas dos benefícios do aleitamento materno para o desenvolvimento do bebê. Mas, ainda sim, há diversas famílias que têm que lidar com problemas na amamentação e com o desmame precoce.

É preciso entender que a amamentação nem sempre é um processo fácil e instintivo e que exige uma busca constante por informação. É possível evitar erros que atrapalham a amamentação de forma simples e ainda nas primeiras semanas de vida do bebê.

Problemas na amamentação podem causar desmame precoce

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a amamentação de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê e complementar até os dois anos ou mais. O desmame antes desse prazo é considerado precoce. Selecionamos dez dos principais problemas na amamentação, com dicas do que fazer para resolvê-los.

1 – Não buscar informação durante a gravidez

A gestante deve se preparar para a amamentação ainda na gravidez. É preciso buscar orientação e ler sobre questões como pega correta, produção de leite e o que pode causar desmame precoce. Essas informações são encontradas em sites especializados, bancos de leite e até com uma consultora especializada. E, claro, aqui no Blog Mamãe de primeira viagem.

2 – Agendar uma cesárea

Muitas gestantes não sabem, mas aguardar o início do trabalho de parto de forma natural ajuda na amamentação. A ação dos hormônios que agem para o parto normal estimulam a descida do leite. E esse é apenas um dos benefícios do nascimento natural. A cesárea deve ser uma alternativa de emergência.

📷

Problemas na amamentação: o recém-nascido deve mamar o colostro nas primeiras horas de vida.

3 – Oferecer fórmula

O único alimento que o recém-nascido precisa logo quando nasce é o colostro. Esse é o nome que se dá ao primeiro leite materno (de aspecto amarelado e produzido nos primeiros dias pós-parto), que é extremamente rico e considerado a primeira vacina do bebê.

Ele não é abundante, mas vem na quantidade ideal para o tamanho do estômago do bebê, que ainda é muito pequeno. Oferecer fórmulas, especialmente em mamadeira, prejudica o aleitamento pois a produção de leite materno está diretamente ligada à sucção do bebê.

4 – Dar chupeta e mamadeira

Os bicos artificiais – chupeta e mamadeira – são uma das principais causas de desmame precoce, especialmente quando oferecidos no início de vida do bebê. O hábito causa confusão de bicos, prejudicando o aprendizado da pega correta. A necessidade de sucção deve ser suprida apenas pela amamentação.

5 – Estabelecer horários para as mamadas

Já falamos aqui sobre a importância da amamentação em livre demanda. Então, o bebê não deve ter horários certos para mamar. Ele deve ficar no seio da mãe pelo tempo que quiser, mamando em livre demanda. O hábito estimula a produção de leite e fortalece o vínculo entre mãe e bebê.

📷

Problemas na amamentação: estabelecer horários para o bebê mamar prejudica a produção de leite. O bebê deve mamar em livre demanda.

6 – Oferecer água ou chá para o bebê

Nos primeiros seis meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno. A amamentação oferece todos os nutrientes e mantém o bebê hidratado. Ao oferecer água ou chás, a família acaba “substituindo” um espaço no estômago da criança que poderia ser do leite, fazendo com o que o pequeno mame menos. E, com menos demanda, a produção de leite da mãe também sofre.

7 – Alternar os seios toda hora

Para manter a produção de leite de acordo com a demanda do bebê, a mãe deve deixar o pequeno mamar o seio até esvaziá-lo. Não é preciso se preocupar em oferecer os dois seios. Isso é importante para garantir que o bebê mame o leite posterior (que tem gordura e contribui para um ganho de peso adequado) e não somente o anterior (rico em água). Falamos sobre as fases do leite e seu papel no desenvolvimento do bebê aqui no blog.

8 – Não amamentar durante à noite, substituindo o seio pela mamadeira

Algumas famílias optam por oferecer mamadeira durante a madrugada, acreditando que o bebê vai “dormir melhor” com a fórmula. Ou a decisão é motivada para que a mãe possa dormir. Não há nada de errado em querer descansar, mas é preciso entender que durante à noite é que ocorre o pico de produção da prolactina, hormônio responsável pelo aumento da produção de leite.

Quando a mãe deixa de amamentar nesse período, a produção de leite tende a baixar. Outro problema no hábito é que a mamadeira (como já falamos acima) pode causar confusão de bicos. E se a questão for achar que a fórmula “alimenta” mais o bebê, lembramos que isso é um mito. Bebês amamentados no seio tendem a ter fome mais rápido do que os alimentados por fórmulas por causa da rápida digestão do leite materno.

📷

Problemas na amamentação: durante à noite há um pico na produção de prolactina, hormônio que ajuda no aleitamento.

9 – Mãe que descuida da alimentação e da hidratação

Para conseguir dar conta da produção de leite, a mãe deve se alimentar de forma equilibrada, priorizando carboidratos integrais, proteínas magras, verduras legumes e frutas. Também é importante beber cerca de três litros de água por dia, o que ajuda diretamente na produção de leite.

10 – Sentir dor na amamentação e achar normal

Finalizamos nossa lista de problemas na amamentação com uma das principais queixas: sentir dor na amamentação. Não é normal! Isso é sinal de pega errada, que deve ser corrigida para que o bebê consiga mamar sem machucar os seios da mãe. A família pode buscar orientação em bancos de leite e consultorias de amamentação. E também temos uma matéria aqui, com dicas para ajustar a pega.

📷

Problemas na amamentação: para reconhecer a pega correta, a mãe deve observar se o bebê abocanha toda a aréola e não somente o bico.

Fonte: Mamãe de primeira Viagem

bottom of page