top of page
  • Foto do escritorvivavidafotografia

Dicas de onde fazer o seu ensaio de gestante

Atualizado: 22 de jul. de 2021


Quero fazer o meu ensaio gestante, mas estou cheia de dúvidas... Onde fazer? Com quem? Que roupa usar? Qual empresa? Faço eu mesma...


Acho que este post vai ajudá-la a decidir entre fazer o ensaio de gestante externo, ensaio gestante em estúdio ou ensaio gestante lifestyle.

Primeiramente, é legal decidir em qual estilo você melhor se encaixa e por isso vamos pontuar acerca de alguns deles:


Uma dica muito importante: não precisa esperar a sua barriga crescer tanto ao ponto de deixar você indisposta, às vezes até inchada (nariz, pernas, etc.) e decerto desmotivada a fazer o registro desse momento tão especial na sua história de vida. É recomendado fazer entre 27 e 32 semanas, que é quando você já estará com uma barriguinha bem saliente, linda, disposta e radiante para as suas fotos!!!


Lembre-se: existem momentos que devem ser guardados para sempre e esse é um deles!!!

Papai, filhos, pets, enfim, todos que você faça questão que participem, devem participar, é o seu ensaio, é o seu dia!!!


Vamos lá!


Tipos e estilos de ensaios fotográficos de gestante:


Ensaio em Estúdio


São clássicos, existe sempre o glamour de ser fotografada em estúdio, uma arte clássica e muito rica em grandes retratos. Ensaios em estúdio costumam trazer mais conforto e comodidade para a futura mamãe e papai. Tem água, suquinho, lanchinhos, banheiro perto, vestiário, climatizador, tudo é fácil e ainda tem o fato de que só tem você e a equipe do estúdio no local. Para as mamães e papais mais reservados, esse quesito pode ser

bem relevante. A maquiagem e cabelos podem ser mais bem trabalhados de acordo com o estilo.

No estúdio normalmente utiliza-se fundos homogêneos, de mesma cor, como todo branco, todo preto, etc. e as roupas usadas costumam ser mais leves, clean ( o que não é uma regra), roupas íntimas, tudo de acordo com o que foi acordado com a equipe que você contratou.


· Mais reservado;

· Mais conforto, mais urbano;

· Estilo fotográfico clean, artístico, íntimo;




Ensaio ao ar livre


Pode ser no parque, na praia, montanha, na estação de trem, na vinícola e onde mais você desejar. Os ensaios ao ar livre têm a sua beleza especial, pois ajudam a contar um pouco da sua personalidade e da sua história. Neste tipo de ensaio a mamãe, ou o casal, normalmente gostam do contato direto com a natureza, de caminhar, admirar o verde, as paisagens, etc. É um tipo de ensaio que está bem em alta, é bem contemporâneo, ainda mais em tempos difíceis de pandemia, pois é comprovado que ao ar livre se tem mais

distanciamento, mais ar puro, enfim....

Como é bem sabido o conforto fica um pouco comprometido: banheiros, vestiários, alimentação, água são mais difíceis, mas com uma boa mochilinha e um estudo prévio do local tudo pode ser amenizado. Se estiver na dúvida em qual local ao ar livre fazer o seu ensaio, vale pedir sugestões à equipe que fará o seu ensaio, lembrando que nem em todos os lugares é permitido fazer fotos, alguns têm tramites burocráticos, taxas são cobradas, é sempre bom se informar antes.

Para este tipo de ensaio são muito usados os vestidos longos, coroas de flores, balanços, claro que com o consentimento e gosto da mamãe, porque estando ao ar livre quase todo figurino cai bem, desde o básico até o mais trabalhado. O ensaio externo de gestante pode ser feito em paisagens urbanas também, tudo deve estar ligado a sua personalidade e a sua história.

Uma dica muito importante para este tipo de ensaio é olhar a previsão do tempo para o grande dia! Importantíssimo!!! Não se esqueça do protetor e do repelente, sempre bom!!!



· Para casais mais ligados à natureza;

· Não fazem questão de muito conforto;

· São descolados e bem dispostos;



Ensaio na residência (Life Style)


O ensaio em casa, no conforto e segurança do lar. Muitos casais têm optado por fazer esse tipo de ensaio. As gestantes costumam usar roupas mais casuais, mais íntimas e dentro do cenário do seu dia-a-dia. São mobílias, ambientes, janelas, espelhos, quintais que ajudam a contar com mais detalhes a história dessa gestação. É sempre importante que a mamãe tenha em mente o que explorar internamente e externamente nesse caso, pois se pode explorar os retratos dentro da residência e se tiver um quintal, ou espaço verde nas proximidades, o casal tem a possibilidade de fazer fotos bem distintas no quesito cenário enriquecendo assim o ensaio.


O estilo Life Style propicia muitas vezes um conforto até maior do que no estúdio e pode ser indicado para mamães que tenham essa necessidade ou simplesmente para casais que tenham essa preferência.


· Clima intimista;

· Diversidade de cenários;

· Necessidade do casal;


Agora que descrevemos alguns estilos de ensaio, não podemos deixar de lado o que você pretende receber como material final, o que ficou daquele dia tão esperado, tão dedicado... Sim, são elas: as suas fotos! Pense e analise isso. Fotos digitais? Fotos editadas? Impressas? Fotolivro? Qual tamanho? Qual a qualidade/ durabilidade? Pois é, isso é importantíssimo deixar bem ajustado com a empresa que você vai contratar para evitar surpresas.

Outra boa dica é sempre imprimir as suas fotos, caso não consiga contratar um pacote que venha com o fotolivro, imprima você mesma as suas fotos, guarde-as para depois fazer o livro, somos pais e sabemos o quanto as crianças são curiosas e ficam contentes em vê-las. (só têm que ser bem resistentes, rs). Vale muito a pena. Diga sim à foto impressa!!!


Somos o casal Viva Vida Fotografia e esperamos ter ajudado você na sua escolha! Com a gente ou não, faça o seu ensaio, é o seu tempo, a sua história, a história da sua família.


Uma excelente gestação para você e boas fotos!!!


Fábio e Gi



bottom of page